Manual de Ética e Condutas

O principal objetivo deste manual é alcançar um alto grau de seriedade no desempenho das funções, garantindo o compromisso com a ética profissional e a responsabilidade social, visando ao atingimento do mais elevado padrão de qualidade nos serviços prestados.

O manual reflete, portanto, os padrões de conduta pessoal e profissional desejados pela Mavep Transportes, sendo destinado a todos os sócios e colaboradores, independente da atividade profissional que exerça. Logo, através deste manual/código, o colaborador se informará dos direitos, responsabilidades e benefícios relacionados com o seu trabalho, buscando propiciar a compreensão clara sobre as condutas que orientam o negócio e os relacionamentos destes provenientes.

1. Palavra da Diretoria

A Mavep Transportes convoca seus colaboradores a fazerem parte do Programa Compliance (boas práticas empresariais) para que a empresa continue sendo reconhecida e respeitada por clientes e por todos os profissionais envolvidos na sua área de atuação devido à forma correta e transparente com que desempenha suas atividades.

 

2. Ética

A Mavep Transportes prima pela ética e entende da mesma como sendo um conjunto de regras que dizem respeito à moral e que leva em conta valores e costumes de um povo, sociedade ou de determinado ambiente ou grupo social, e tem a finalidade de orientar o comportamento humano para que atue dentro de padrões aceitáveis para o convívio social.

3. Imagem e reputação

A construção da reputação e imagem da Mavep Transportes engloba todos os aspectos que se referem às expectativas dos vários públicos com que se relaciona, entre esses, fornecedores, clientes e intermediários. Estes são orientados ao cumprimento de todas as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio, e a conduzir suas atividades de forma honesta e ética, uma vez que, o não cumprimento das mesmas, refletem diretamente na ideia que o público exterior concebe acerca da imagem da nossa empresa.
É muito importante que todos os colaboradores, parceiros e fornecedores conheçam e compreendam o Código.

4. Valores e Princípios

São princípios e valores que devem orientar as condutas dos colaboradores:

  • Lealdade
  • Honestidade
  • Solidariedade
  • Responsabilidade
  • Confidencialidade
  • Segurança
  • Pontualidade

Além disso, as ações tomadas no dia-a-dia por cada colaborador devem sempre objetivar:

  • A preservação da imagem e patrimônio da empresa
  • Não permitir que interesses pessoais conflitem com os da empresa
  • Cumprir todas as leis e normas aplicáveis ao setor
  • Atuar com legalidade, impessoalidade, transparência e moralidade quando em contato com agente ou órgão público
  • Valorizar o senso crítico comum (Ex: se determinada conduta é vista de forma reprovável pelas pessoas que estão a sua volta, é porque ela não deve estar correta, logo, não é tolerada pela empresa)

 

5. Tomando decisões éticas (Compliance)

O termo compliance origina-se do verbo inglês to comply, que significa cumprir, executar, obedecer, observar, satisfazer o que lhe foi imposto. Compliance é o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir leis, diretrizes, regulamentos internos e externos, buscando mitigar o risco atrelado à reputação e risco legal/regulatório. (COIMBRA, Marcelo de Aguiar; MANZI, Vanessa Alessi. Manual de Compliance. São Paulo: Atlas, 2010. p. 2.)

Para decidir se uma ação ou conduta é adequada, recomendam-se os seguintes questionamentos:

  • A conduta que irei praticar está de acordo com a legislação em vigor?
  • A conduta que irei praticar está de acordo com este manual e com os valores éticos da Mavep Transportes?
  • A conduta que irei praticar refletirá positivamente na reputação da empresa?
  • A conduta que irei praticar está de acordo com meu senso ético? (Ex: caso esta conduta seja publicada em jornais, sentirei orgulho em trabalhar nesta empresa?)

Caso a resposta de qualquer destes questionamentos seja “NÃO”, a ação ou conduta é inadequada e não admitida pela Mavep Transportes.

6. Relacionamento com o Poder Público e seus agentes

A Mavep Transportes busca o desenvolvimento de um bom relacionamento com todas as esferas governamentais e reguladoras, respeitando leis, normas e regulamentos, observando os princípios constitucionais e o direito vigente. Sendo assim, determinadas regras devem ser estritamente seguidas, assim é PROIBIDO:

  • Efetuar qualquer tipo de pagamento a funcionários públicos ou representantes da Administração Pública (municipal, estadual ou federal), incluindo agentes aduaneiros, fiscais de trânsito, e outras atividades relacionadas ao poder estatal
  • Efetuar qualquer tipo de negociação comercial ou financeira que não tenha relação com a Mavep Transportes  com os funcionários públicos responsáveis pela avaliação de propostas de compras/licitação da qual a empresa seja participante
  • Utilizar o nome da Mavep Transportes em contribuições a partidos políticos ou campanhas eleitorais
  • Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida, incluindo, suborno, entretenimento ou propina a agente público ou a terceira pessoa a ele relacionada

7. Conflitos de interesses

A Mavep Transportes  entende por conflito de interesse quando, por conta de um interesse próprio, um funcionário seja influenciado a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais.

Existe conflito de interesse quando o colaborador:

  • Utiliza os recursos, o cargo ou o nome da Mavep Transportes para obtenção de vantagem pessoal
  • Exerce atividade paralela que afeta seu desempenho ou configura concorrência
  • Utilizar informações confidenciais da empresa em atividades particulares.
  • Fazer uso de álcool e/ou drogas, portar armas e comercializar mercadorias ilícitas nas dependências da empresa.
 Essas ações não são permitidas e não estão dentro das posturas exigidas pela Mavep Transportes.

8. Políticas de Gestão de Risco

Com o intuito de preservar a imagem, a Mavep Transportes, determinadas posturas profissionais devem ser adotadas pelos colaboradores para que a corporação não se envolva e nem mesmo aparente envolver-se em    situações negociais inadequadas.

Assim, é PROIBIDO:

  • Estabelecer relação comercial particular de caráter habitual, isto é, que  não seja objeto dos negócios da Mavep Transportes, com clientes  ou fornecedores sem a ciência da empresa
  • Aceitar pagamentos ou favores para prestação de serviço ao cliente final da Mavep Transportes sem a ciência da empresa
  • Aceitar ou oferecer, direta ou indiretamente, favores ou presentes de caráter pessoal, que resultem de relacionamento com a Mavep Transportes e que possam influenciar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros
  • Praticar condutas que discriminem profissionais ou clientes da Mavep Transportes em virtude de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade ou incapacidade física
  • Utilizar equipamentos e outros recursos da Mavep Transportes para fins particulares e não autorizados
  • Manifestar-se, por qualquer meio (inclusive redes sociais), em nome da  empresa quando não autorizado
 

9. Deveres e obrigações

- USO DE UNIFORMES, CRACHÁ E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

São fornecidos aos nossos colaboradores instrumentos de trabalhos que deverão ser utilizados durante as atividades internas e externas.

Sobre o uso dos uniformes e crachás o colaborador tem como responsabilidade:

  • Usar adequadamente, apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pela guarda e conservação, não podendo alterar ou modificar a forma, molde e natureza do uniforme;
  • Comunicar a Empresa sob qualquer alteração que o torne impróprio para o uso;
  • Cumprir as orientações para uso adequado e apresentável.
Estão liberadas dessa exigência, os cargos que compõem a gerência e a diretoria.
Quando exigido para o cargo e nos termos da legislação vigente, a Mavep Transportes também fará a entrega do EPI (Equipamento de Proteção Individual), cuja utilização também é obrigatória e os cuidados acima descritos são a eles aplicáveis.
Espera-se que cada colaborador tenha consciência da importância dos reflexos do seu comportamento, seja no ambiente de trabalho, no ambiente externo e em relação aos colegas.
 

- USO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Todos os colaboradores são responsáveis por garantir a correta utilização e conservação dos bens e instalações da Mavep Transportes.

São considerados bens da Instituição:máquinas, equipamentos, utensílios, bens de consumo, edificações, veículos,tecnologia, softwares, propriedade intelectual, etc. Sendo assim, devemos:

  • Zelar pelas instalações, recursos, equipamentos, máquinas e demais materiais de trabalho à disposição;
  • Utilizar os materiais e equipamentos de forma adequada, exclusivamente às suas finalidades, respeitando todas as políticas e normativas referentes a utilização de ativos e recursos da Instituição;
  • Adotar o uso consciente, evitando desperdício e abusos. Caso o colaborador ou parceiro não tenha a devida preparação para lidar com algum patrimônio ou ainda em caso de dúvida, este deverá solicitar treinamento ou orientação para utilizá-lo, bem como mantê-lo em lugar apropriado e em condições adequadas de uso.
 

10. Política de Relacionamento

10.1 Política de Relacionamento com cliente

A Mavep Transportes é incansáveis na busca pela excelência na prestação dos serviços, reconhecendo que tudo que estamos fazendo pode ser aprimorado. Buscar excelência é ter disciplina e pontualidade nos compromissos. É cumprir com o prometido é conquistar a confiança do Cliente através do respeito na relação comercial. Por isso, devemos:

  1. Prestar serviços com máxima qualidade;
  2. Conduzir os negócios com justiça;
  3. Ser pontual e ágil no atendimento, garantindo respostas imediatas, qualificadas às necessidades do Cliente;
  4. Agir com honestidade e respeito;
  5. Tratar as informações de nossos clientes de forma sigilosa;
  6. Prometer apenas aquilo que a Mavep Transportes seja capaz de cumprir;
  7. Respeitar as normas e procedimentos estipulados pelos clientes.
 

10.2 Política de Relacionamento fornecedores, prestadores de serviço e parceiros

A relação com fornecedores, prestadores de serviços e  parceiros deve ser sempre formalizada, ter como base os princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência e considerar a inovação e a qualidade na contratação.

A Mavep Transporte espera que sigam então as ações abaixo para manter e perpetuar a parceria:

  1. Proibir atos de corrupção;
  2. Respeitar os direitos dos colaboradores;
  3. Incentivar uma força de trabalho diversificada e fornecer um ambiente de trabalho sem discriminação, assédio ou qualquer forma de abuso;
  4. Tratar seus colaboradores de maneira justa e honesta, incluindo o respeito a salários, horas de trabalho e benefícios;
  5. Respeitar os direitos humanos e proibir todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
  6. Assumir responsabilidade pela saúde e segurança de seus colaboradores;
 
 

11. Descumprimento sobre o Código de ética

Caso seja evidenciado que houve descumprimento de normas de boas práticas estabelecidas por este manual, está sujeito à aplicação das seguintes medidas disciplinares,independentemente do nível hierárquico e sem prejuízo da sujeição a outras medidas legais pertinentes:

  1. Advertência, oral ou por escrito;
  2.  Suspensão
  3. Rescisão do contrato de trabalho, com ou sem justa causa.
 

12. Canal de Comunicação

Está disponível no site da Mavep Transportes (http://www.maveptransportes.com.br/) um Canal de Comunicação para que os colaboradores possam relatar de forma anônima – ou, querendo, se identificando – possíveis violações às orientações do presente manual ou mesmo solucionar dúvidas.

© 2025 – Mavep Transportes e Locações . All rights reserved

Powered by GVSOL

Rolar para o topo